O fim nunca justifica os meios

A Milícia e sua história

A OMCE foi organizada pela primeira vez em 16 de julho de 1990 no espírito do que se pensava ter ocorrido no tradicional encontro conhecido como Cruce Signandorum Conventus, ocorrido em 27 de julho de 1586 em Luneburg, Alemanha. A convenção foi mencionada por Simon Studion em seu trabalho Naometria e supostamente havia sido planejada para reorganizar a M.C.E. Tradicionalmente, seu propósito seria ativar os remanescentes sobreviventes da Ordem do Templo de Jerusalem (os Cavaleiros Templários) e da Ordem Rosae Crucis para concretizar as práticas e os ensinamentos doutrinários místicos e espirituais de ambas, e apresentá-los a um mundo à beira de uma crise religiosa.

O propósito exterior da M.C.E. era proteger o significado religioso e místico da Cruz e impedir o seu uso como um instrumento de guerra. Em segundo lugar, a M.C.E. tinha por finalidade promover pacificamente a liberdade religiosa, a liberdade de pensamento, e a liberdade de pesquisa.

O propósito Interior da M.C.E. era estabelecer um corpo exotérico de Servos da Luz para dirigir e guiar a humanidade em direção à iluminação mística.

Um dos resultados desse propósito foi a manifestação do Rosacrucianismo do século XVII que foi uma ativação da Ordem Rosae Crucis. Dentro da OMCE está a perpetuação de uma Tradição assim como a Fonte de uma Tradição. Mais importante, contudo, é a dedicação da Ordem em cumprir sua missão original e seu plano organizados nove séculos atrás, mas cuja inspiração remonta há muitos séculos. Colocado de forma simples, aquela missão é a de servir à humanidade e a todos os seus aspectos através do trabalho esotérico, místico e espiritual pelo estabelecimento dos sagrados princípios da liberdade, tolerância e harmonia e pela criação da prática espiritual.

Desde seu estabelecimento a M.C.E. tem passado por períodos de operação ativa e passiva. A partir de 1990, a Milícia está em uma fase de ressurgimento mundial em resposta às exigências dos tempos. Embora a Milícia siga as Tradições compatíveis com aquelas dos Cavaleiros Templários e esposadas pelo conceito da Cavalaria, a OMCE, neste ciclo, não proclama ser descendente direta dos Templários.