O fim nunca justifica os meios

O Propósito da Milícia

Hoje, a Ordo Militiae Cruciferae Evangelicae adota e perpetua os objetivos espirituais do movimento conhecido simplesmente como “a tradição esotérica ocidental”.

Não é de forma alguma uma ordem militar no sentido físico, pois os seus irmãos e irmãs são militantes somente em suas atitudes pessoais para cultivar e manter os princípios espirituais em suas vidas.

Um dos princípios mais básicos diz respeito à lei segundo a qual os fins não justificam os meios na cultura desta Terra e na humanidade. As leis e princípios universais ou naturais se aplicam igualmente a todos e operam com ou sem o conhecimento e certamente sem o controle de qualquer indivíduo ou grupo. A eterna busca do conhecimento e da verdade segue o mesmo caminho interior do coração para todos, de acordo com a lei natural, independentemente de sexo, raça, credo ou origem. A todo indivíduo deve ser dada total liberdade para decidir qual caminho deve ser pessoalmente seguido.

A OMCE possui duas funções básicas: autodesenvolvimento e serviço à humanidade. Autodesenvolvimento para os homens e mulheres que se afiliam à OMCE e que devem ter um interesse sincero nos conceitos esotéricos, metafísicos, místicos e espirituais não-sectários e a motivação para aplicá-los em propósitos bons e práticos. A Milícia em si mesmo não deve ser considerada como um campo de treinamento inicial para essas disciplinas — existem outras organizações que executam essa tarefa admiravelmente. Mais exatamente, a OMCE oferece uma arena de ação para aqueles que desejam colocar, de forma efetiva, seu treinamento em prática. O “Alimento para a Alma” é oferecido aos membros na forma da doutrina da Ordem que, de acordo com a Lei Natural, é um processo de desenvolvimento e crescimento. A doutrina realmente vem dos oficiais superiores através da hierarquia de comando, mas na OMCE a doutrina também se desenvolve a partir dos próprios membros. Todo membro é encorajado a partilhar sua experiência e suas percepções interiores escrevendo discursos que, se estiverem de acordo com os princípios da Ordem, podem ser incorporados à doutrina oficial da Milícia na Comendadoria, Preceptoria, Priorado ou mesmo em nível mundial. O desenvolvimento esotérico e místico do membro é propiciado através de vários rituais, meditações e iniciações que podem ser conduzidos nas Comendadorias com outros membros ou, em alguns casos, na privacidade de seus lares.

Serviço à humanidade

Na Milícia não há progresso real a não ser através do serviço à humanidade e especificamente para aqueles fora da organização. É claro que uma certa quantidade de energia é necessária para manter o aspecto físico da Ordem, mas a OMCE e seus membros tentam concentrar seus esforços para ajudar outros a crescer e a se desenvolver de acordo com seu potencial. As Comendadorias adotam projetos que são planejados para ajudar, de forma construtiva, àqueles em sua comunidade local, colocando assim seus altos ideais e aspirações em prática. Os membros isolados ou impossibilitados, por diversas razões, de participar do trabalho na Comendadoria são encorajados a ajudar de outras maneiras.